Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Jornada e Simpósio [ÚLTIMO DIA]
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 20h25 | Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 11h23 | Acessos: 1712

Último dia dos eventos é dedicado aos mestrados do IFSULDEMINAS e às pesquisas da pós-graduação

Debate abordou a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, Argentina e Uruguai

A última sexta-feira, dia 04/12, marcou o encerramento da 12ª Jornada Científica e Tecnológica e do 9º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. O terceiro e último dia dos eventos foi focado nos cursos de mestrado do IFSULDEMINAS, em suas pesquisas e possibilidades de parcerias. No início da tarde, no Canal do Campus Poços de Caldas no YouTube, foi realizado um debate internacional, com a participação da Profa. Lorena Temponi Boechat (Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT IFSULDEMINAS), do Prof. Oscar Alejandro Anchava (professor de Física e chefe da área de Produção Vegetal do Centro de Educação Agrária Nº 33, de Berazategui, Buenos Aires, Argentina) e do Prof. Luis Daniel Devitta (diretor da Escola Técnica Paso de los Toros - CETP-UTU, Uruguay). Os palestrantes falaram sobre as realidades da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, Argentina e Uruguai e sobre as potencialidades de interação entre as instituições que representam.

7 a
Debate internacional sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, Argentina e Uruguai.
 

Logo após o debate internacional, teve início a live com a presença dos docentes do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFSULDEMINAS: Prof. João Paulo Martins, Prof. José Antônio Dias Garcia, Prof. Délcio Bueno Da Silva, Profa. Dalilla Carvalho Rezende, Profa. Brígida Monteiro Vilas Boas e Profa. Aline Manke Nachtigall. Os professores comentaram sobre as pesquisas de seus orientandos e sobre os rumos dos novos estudos na área. Finalizando o evento virtual, teve mesa-redonda com docentes, aluna e ex-alunas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT IFSULDEMINAS): Prof. Lucas Labigalini Fuini, Prof. Marcus Fernandes Marcusso, Prof. Vagno Machado Dias, Cissa Gabriela da Silva, Camila Pereira Santos e Heloise Paula Costa. Em pauta, a Educação Profissional e Tecnológica e os estudos desenvolvidos no mestrado ProfEPT.

Assista à gravação!

As lives do último dia da 12ª Jornada Científica e Tecnológica e do 9º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS foram transmitidas no Canal no YouTube do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas que, nesta edição de 2020 (primeira edição virtual), foi o campus responsável pela organização dos eventos. A transmissão foi acompanhada por servidores, alunos, participantes e comunidade. Assista à gravação!

Trabalhos científicos

A 12ª Jornada Científica e Tecnológica e o 9º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS receberam cerca de 650 trabalhos científicos das mais variadas áreas do conhecimento, submetidos por estudantes e pesquisadores de diversas instituições públicas e particulares de todo o país. No site dos eventos, além de assistir às gravações das lives, o público pode conferir todos os vídeos e pôsteres dos trabalhos apresentados, como o do pós-graduando em Direito Público (LEGALE, São Paulo), que falou sobre o princípio da moralidade administrativa no estado de calamidade pública.

print pós
Os trabalhos apresentados são de diversas áreas. Na imagem, destaque para pesquisa na área de Direito Público.

 

Elogios do público

O público, os participantes dos eventos, os gestores do IFSULDEMINAS, servidores e alunos, que prestigiaram as lives de encerramento da 12ª Jornada Científica e Tecnológica e do 9º Simpósio da Pós-Graduação, mais uma vez, elogiaram a organização dos eventos virtuais. Veja alguns depoimentos!

Lucas Fuini: “Parabéns ao IFSULDEMINAS pelo evento e à comissão organizadora do Campus Poços de Caldas. Mesa extremamente relevante e rica; oportunidade de dialogarmos com parceiros do Cone Sul sobre EPT”.

Thiago Caproni Tavares (Poços de Caldas): “Grande trabalho da equipe organizadora da Jornada que escolheu tão bem os temas a serem discutidos na jornada. Parabéns!”.

Rafael Gomes Tenorio (Reitoria): “Muito importante essa integração e possibilidade de intercâmbio entre administrativos e discentes e fortalecimento de ações entre os países!”.

Flávia Helena Pereira (Passos): “Parabéns à equipe organizadora dessa mesa-redonda. Excelentes discussões entre países da América do Sul, com vistas às possíveis parcerias futuras!”.

Kelli Pereira de Oliveira: “Parabéns, equipe organizadora. Um evento com formato inovador que foi um sucesso!!”.

Sindynara Ferreira (Reitoria): Pude acompanhar a apresentação e avaliação de alguns trabalhos, apesar de estarmos remotos, foi totalmente eficiente! As salas separadas propiciaram uma perfeita interação entre apresentador e avaliador”.

Avalie os eventos!

Em nome da equipe organizadora da 12ª Jornada e do 9º Simpósio da Pós-graduação, o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Neves, agradeceu a toda a comunidade pelo sucesso da edição 2020 dos eventos: “foi um grande desafio fazer a primeira Jornada Científica e o primeiro Simpósio da Pós-graduação na forma on-line. Infelizmente, a COVID-19 não nos permitiu a interação presencial neste ano, mas nós tivemos várias experiências exitosas, que esperamos até que possam ser reproduzidas em eventos presenciais também. Conseguimos mostrar que, apesar de todas as adversidades, nós estamos aí produzindo conhecimento, gerando grandes pesquisas, experiências de extensão, fazendo com que o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão seja cada vez mais forte no IFSULDEMINAS. Agradeço imensamente a todos”.

Você, participante ou ouvinte, também pode deixar sua opinião sobre os eventos. Preencha e envie o formulário de avaliação (clique aqui).

Confira alguns momentos!

A seguir, confira alguns momentos das lives do último dia dos eventos. Clique nas imagens para ampliá-las.


Texto: ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
08/12/2020.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página