Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 17h16 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 16h22 | Acessos: 469

Conheça o Siga COVID, o projeto do GEPLAN de informação sobre a COVID-19.

logo siga covidCom o objetivo de informar a população, os gestores públicos e os meios de comunicação sobre a situação da COVID-19 no Sul de Minas, o Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN) criou, em abril deste ano, o Siga COVID, um projeto de divulgação, no Facebook e no Instagram, dos resultados das pesquisas do grupo sobre o avanço do novo coronavírus na região. Para ter acesso às informações do GEPLAN nessas redes sociais, basta seguir a página e o perfil: @sigacovid

No Siga COVID, são postados diariamente conteúdos, como mapas, infográficos e tabelas, sobre diversos aspectos da doença, como o atual cenário da COVID-19 nos estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro; a situação dos casos no Estado de Minas Gerais correlacionados com a taxa de envelhecimento da população; a difusão do vírus em Minas Gerais e no Sul de Minas vinculada aos eixos rodoviários que cortam o estado; o mapeamento sobre a busca de serviços médicos hospitalares de baixa, média e alta complexidade para a região; e o comparativo de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) nas cidades mais contaminadas do Sul de Minas, nos anos de 2019 e 2020.

Para a produção e divulgação das postagens, o Siga COVID utiliza dados confiáveis emitidos por diversos órgãos oficiais, como o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES Minas), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o Governo do Estado de São Paulo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além de informações do Portal da Transparência de Registro Civil, da malha digital e do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O Siga COVID é um instrumento que está organizado para oferecer informações de qualidade sobre a COVID-19, cada vez mais importantes para sociedade sul mineira”, explicou o Prof. Sérgio. De acordo com o pesquisador, até o momento, o projeto de divulgação do GEPLAN já contribuiu para assessorar a comunidade e os gestores públicos sobre a possibilidade de análise e implementação de políticas públicas relacionadas ao combate do vírus na região.

O GEPLAN

Implantando oficialmente em dezembro de 2019 no Campus Poços de Caldas, o Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN) teve, em seu início, a atuação de alunos e professores dos cursos de Licenciatura em Geografia e do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Atualmente, o grupo conta também com a participação de pesquisadores e representantes de outras instituições, como o IBGE, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A coordenação do GEPLAN é dos professores do IFSULDEMINAS, Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira (coordenador) e Dr. Flávio Henrique Calheiros Casimiro (vice-coordenador).

assembleiaNos estudos e divulgações relacionados à COVID-19, o grupo já conquistou notoriedade e reconhecimento, sendo foco de reportagens na EPTV, G1 Sul de MinasTV Assembleia e no Jornal O Tempo. No dia 20/maio, o Prof. Sérgio Teixeira foi convidado para participar, de forma remota, de reunião especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro teve como objetivo mostrar os estudos mineiros sobre a pandemia. Além do Prof. Sérgio, participaram da reunião deputados estaduais e representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Prefeitura de Belo Horizonte, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No dia 09/Junho, o GEPLAN realizou uma LIVE com a presença dos prefeitos das cidades de Poços de Caldas, Itamonte e Camanducaia. O encontro teve como objetivo debater os cenários da COVID-19 no Sul de Minas e as políticas públicas de combate ao novo coronavírus (clique aqui e assista à gravação).

Informações: Prof. Sérgio Teixeira
Revisão: ASCOM - Poços de Caldas