Página inicial > Notícias > 4ª Expoarte & 1º IFantasy
Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 13h22 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 18h55 | Acessos: 3788

Com exposição de mais de 250 telas, Campus Poços realiza sua 4ª Expoarte e seu 1º IFantasy. Confira como foi!

Na noite dessa última quarta-feira, 11/setembro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou a sua 4ª Expoarte e o seu 1º IFantasy. Os eventos ocorreram ao mesmo tempo na biblioteca do Campus. Alunos, servidores, familiares, amigos e comunidade puderam se confraternizar em uma festa de estímulo às artes e à criatividade.

IMG 5652

Os servidores do Campus toparam a brincadeira e entraram no clima criativo do evento.

A 4ª Expoarte reuniu as pinturas realizadas neste ano pelos alunos do IF e pelos participantes do curso de história da arte e oficina de pintura, que é um dos projetos de extensão do Campus Poços. Foram expostas cerca de 250 telas, produzidas com técnicas, temáticas e materiais diversos. O 1º IFantasy foi a festa à fantasia do Campus. Durante o evento, além de vir fantasiado, o público pôde conferir algumas fantasias confeccionadas durante o curso de moda e oficina de produção de figurinos. Os estudantes que vieram fantasiados obtiveram certificados para comprovação de horas de atividades complementares.

A animação ficou por conta dos shows das bandas Napping in the Clouds e After That. Alguns integrantes da banda After That são alunos do curso de Engenharia de Computação do Instituto Federal. Também marcou presença o Projeto Criarte Artes Visuais que, juntamente com o VOA – Laboratório de Artes e Criatividade do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, oferecem o curso de maquiagem artística aos sábados no Campus. A instrutora do curso, Danielle Marques, maquiou o público e auxiliou na caraterização dos personagens.

IMG 5648

O público pôde conferir as mais de 250 telas produzidas pelos alunos do Campus.

O coordenador dos eventos, o professor de Artes do Campus Poços, Márcio Bess, comentou que o resultado superou as expectativas. O docente destacou a grandiosidade das atividades, tendo em vista a quantidade e a qualidade das obras expostas, os shows das bandas e o número de pessoas caracterizadas. “O público topou a brincadeira e veio fantasiado, comprovando que a proposta do evento foi bem aceita. Os familiares dos nossos alunos vieram prestigiar a festa e ver os trabalhos dos seus filhos. Quando se fala em processos criativos, eu acho que os alunos se superaram na questão da criatividade das roupas e no criar sem gastar. Foi uma festa bastante animada. Foi super positivo”, afirmou.

A diarista Juscelane Aparecida de Carvalho, moradora do bairro Jardim Kennedy em Poços de Caldas, expôs dois quadros durante a Expoarte. Juscelane foi uma das alunas do curso de história da arte e oficina de pintura. Ela explica que procurou o curso porque tem paixão pelas artes e para aperfeiçoar suas técnicas de pintura, tendo em vista que também é voluntária na Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), onde dá aulas de pintura em tecido. “O evento foi maravilhoso. O professor Márcio foi caprichoso e atencioso como sempre. Essa oficina de pintura, para mim, foi muito importante porque eu amo a arte. Eu acho que tinha que ter mais eventos como esse, porque une muito a família. A família vai para a escola junto com os alunos; isso incentiva muito. Foi a primeira vez que eu participei. Espero participar de outros eventos assim. Dá muita oportunidade pra gente. Gostei muito mesmo”, disse. Ingrid Penelope Lino, que mora no bairro Jardim Paraíso, também foi uma das alunas do curso e uma das expositoras da 4ª Expoarte. Ela explica que as aulas de pintura no IF a auxiliaram a superar a depressão: “o Instituto federal, para mim, é mais que uma segunda casa, é tudo. Eu comecei o curso no ano passado. Eu estou afastada pelo INSS por causa de um problema na coluna e eu queria ocupar o meu tempo, fazendo alguma coisa que me ajudasse na depressão. E aí eu comecei a pintar quadros. Até agora, eu já pintei sete quadros. Então, o IF foi um descobrimento para mim. O evento foi maravilhoso. O IF ajuda muito a comunidade. Eu vim da comunidade. Estou desenvolvendo o meu trabalho com professores altamente qualificados. Eu não fico sem ir no Instituto. São os professores do IF que estão me ensinando a desenvolver a minha arte”.

Confira as fotos da 4ª Expoarte e do 1º IFantasy!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas