Página inicial > Notícias > Expoart Galeria (inauguração)
Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h34 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 15h09 | Acessos: 2664

Com quadros de Luiz Mota, Campus inaugura sua galeria de artes no dia 10/07, às 18h

Evento tem entrada gratuita e aberta à comunidade

No dia 10 de julho (quarta), às 18h, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizará a inauguração oficial da Expoart Galeria, a galeria de artes localizada na biblioteca do Campus. A exposição de inauguração intitulada “O alcance daquilo que não vejo” reúne quadros do reconhecido artista Luiz Mota. O evento tem entrada gratuita e aberta a toda a comunidade! Prestigie!

Anote na Agenda

Exposição: "O alcance daquilo que não vejo" - Luiz Mota
Vernissage/Inauguração: dia 10 de julho (quarta), às 18h00
Local: Expoart Galeria (localizada na biblioteca do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas)
Av. Dirce Pereira Rosa, nº 300
Jardim Esperança – Poços de Caldas/MG
Período de exposição: de 11/07 a 04/09/2019, das 08h às 22h (segunda à sexta).

Cartão Visita Luiz Mota 1 1

Sobre a exposição

Luiz Mota é o artista da representação das expressões faciais. Seus trabalhos, em geral em grandes formatos, reproduzem todas as emoções humanas, utilizando-se de diversos materiais e técnicas de desenho e pintura, como grafite, nanquim, aerógrafo, carvão vegetal, pastel, óleo e aquarela. Para esta mostra, foram selecionados retratos produzidos nos últimos anos, que destacam o desenho dos olhos e suas expressões nas diversas fases da vida humana.

Do menino ao velho, o artista retrata um olhar inquisitivo e penetrante, carregado de intensidade. O olhar é ação pessoal e intransferível, responsável pelo ver, observar, registrar e, simultaneamente, como janelas da alma, manifestar sentimentos, desejos e emoções.

Numa estética hiper-realista, as obras nos posicionam em um simulacro entre real - intensificado na forma, cor, tamanho – e o imaginário, resultante de conclusões individualizadas registradas no inconsciente, e convidam à reflexão sobre aquilo que está à mostra e o que não é aparente na vida em sociedade.

Sobre o artista

Luiz Mota é psicólogo e autodidata nas artes plásticas. Desde 2015, vem se apresentando em exposições coletivas e individuais, recebendo reconhecimento internacional, com premiações nos vários salões de arte que tem participado no Brasil e no exterior, como Menção Especial na “Rotterdam International Art Fair” na Holanda; Bronze no Salão Internacional da Academia Nacional de Artes Plásticas; Menção Especial na International Index Doha, no Qatar; Ouro na “Art Meeting in Madrid”, Espanha; Master no salão “Esta mulheres maravilhosas”, Limeira; Ouro na categoria retrato na “Art Meeting in Roma”, Itália. E o mais recente, o título de “Doutor Honoris Causa em Artes Plásticas”, pela FEBACLA-SP. Confira aqui algumas telas do artista que já foram premiadas.

Outras atrações

No dia 10 de julho, durante a inauguração da Expoart Galeria, acontecerão também o lançamento oficial da edição 2019 do projeto Arte de Caderno, que premia desenhos de estudantes de todo o Brasil, e uma exposição comemorativa sobre os 10 anos do projeto. Haverá ainda exposições sobre os projetos desenvolvidos pelo VOA, o Laboratório de Artes e Criatividade do Campus Poços de Caldas, como o Abacaxi de Ouro (Festival de Cinema Amador Escolar), o curso de moda e produção de figurinos e o curso de história da arte e pintura.

Sobre a Galeria

A Expoart Galeria será o espaço oficial destinado às artes no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Criada em 2014, a Galeria já levou exposições para outros locais de Poços de Caldas, como o Espaço Cultural da Urca e a Galeria Ampliart. O espaço que será oficialmente inaugurado na biblioteca do Campus Poços de Caldas abrigará exposições de artistas tanto de Poços quanto de outras cidades. O objetivo, segundo o coordenador da iniciativa, o professor de Artes do Campus, Márcio Bess, é que uma nova exposição aconteça a cada 45 dias, servindo como um ambiente para popularização das artes e uma vitrine para artistas renomados ou iniciantes. As exposições na biblioteca do Campus terão sempre entrada gratuita e aberta à comunidade, podendo ser conferidas nos horários das 8h às 22h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados).

Arte gráfica e informações: Prof. Márcio Bess
ASCOM - Poços de Caldas