Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 14h51 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 16h14 | Acessos: 2083

Estudantes da Gestão Ambiental visitam a Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

No dia 21 de março, os alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizaram uma visita técnica a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada em Caldas - MG.

Após o rompimento da barragem de rejeitos de mineração que ocorreu em Brumadinho, em janeiro deste ano, as atenções foram voltadas para a atual situação das barragens existentes em nossa região. Como parte de diversas disciplinas dentro do curso de Gestão Ambiental, tais como Política e Legislação Ambiental, Química Ambiental, Processos Industriais, Ecologia, Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento Ambiental, Tratamento de Efluentes, entre outras, os alunos do terceiro e quinto período puderam acompanhar as condições atuais relativas ao processo de descomissionamento (desativação) da área de mineração de urânio em Caldas.

visita INB Gestao Ambiental IF Sul de Minas 11 1

Tal iniciativa partiu das professoras Marielle Rezende de Andrade (engenheira ambiental), Mireile Reis dos Santos (bióloga) e Diana Suzete Nunes da Silva (engenheira florestal), contando com a participação e apoio da também professora Simone Zinato Mairink (engenheira química). "O objetivo da visita foi trazer para perto dos alunos a discussão acerca dos impactos e questões relativas à mineração, importante atividade para Poços de Caldas e região, bem como proporcionar o desenvolvimento de atividade multidisciplinar, facilitando o aprendizado", comenta Marielle.

Na ocasião, foi possível conhecer os processos de controle de efluentes, análises laboratoriais, atividades relativas à produção de mudas e compostagem de resíduos orgânicos, a cava da mina, local onde era explorado o urânio, as pilhas de rejeitos, dentre outros. O impacto ambiental da exploração de urânio foi muito severo e as ações de monitoramento acontecem incessantemente, visando a mitigação dos problemas e possível contaminação. Vale ressaltar que, desde 1995, não ocorre mais exploração de urânio em nossa região e as ações da INB são apenas para controle dos impactos ambientais gerados pela desativação da mina.

visita INB Gestao Ambiental IF Sul de Minas 9

Com o objetivo de receber a população local para esclarecer quaisquer aspectos que possam causar dúvidas ou receios, a INB possui um projeto chamado "INB com seus olhos". "O projeto INB com seus olhos visa proporcionar às pessoas que nos visitam condições para que elas mesmas criem sua opinião crítica sobre o atual cenário pós exploração, tirando dúvidas e mostrando nossos esforços", comenta a bióloga da INB, Amália E. Matavelli Rosa.

"A visita a INB apresentou aspectos importantes para conhecermos melhor a situação relativa à mineração e os processos de desativação de uma mina, contribuindo muito para nossa formação", comentou o aluno Eudes Goulart Bardi. “Agradecemos muito a todos da INB que nos receberam com muita atenção”, finalizou a professora Marielle.

Texto e fotos: Marielle Rezende
ASCOM - Poços de Caldas