Página inicial > Notícias > Notícias em Destaques > Eficiência Energética

Eficiência Energética

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 17h00 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 17h00 | Acessos: 130

IFSULDEMINAS e Cemig estudam implantação de projeto regional na área de eficiência energética

WhatsApp Image 2024 09 09 at 19.50.19No último dia 26 de agosto, no prédio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em Belo Horizonte, representantes do IFSULDEMINAS, IFSP e Cemig estiveram reunidos para estudar a viabilidade de implantação de um projeto de eficiência energética no Sul de Minas, com o objetivo de levar um curso de formação para cidades da região por meio de um caminhão itinerante.

Pelo IFSULDEMINAS, estavam presentes na reunião em BH o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Prof. Carlos Henrique Reinato; o Diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Neves; os professores do Campus Poços de Caldas, Rodrigo Lício Ortolan e Tiago Rodrigues Nogueira; além dos professores parceiros do projeto, Prof. Malaquias (Campus Três Corações) e Prof. Pedro Gozalo (IFSP). Pela diretoria executiva da Cemig, participaram o Vice-presidente, Marcos Montes, Poliane, Ernando, Thiago e Wiliam.

A ideia de projeto em debate durante o encontro parte de uma ação já desenvolvida pelo Prof. Pedro Gozalo, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e implementada em São Paulo pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e em Santa Catarina pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A equipe do IFSULDEMINAS quer agora trazer a iniciativa para Minas Gerais. Na proposta, a concessionária Cemig destina parte de seus recursos de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a compra de laboratórios didáticos. O IFSULDEMINAS, por sua vez, entra com a formação dos professores e utilização dos laboratórios. O projeto está em fase de elaboração e a meta é montar esses laboratórios dentro de caminhões para levar os cursos até cidades do Sul de Minas, beneficiando as comunidades.