Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nota 4 no IGC

Mais uma vez somos nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC

 

IFSULDEMINAS mantém a primeira colocação entre os institutos federais

de Minas Gerais

 

primeiro lugarO Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram a avaliação dos cursos e das instituições de educação superior públicas e privadas do país. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) manteve a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), obtida na última avaliação em 2019, bem como a primeira colocação entre os institutos da Rede Federal em Minas Gerais.

O IGC integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Entre outras variáveis, considera a média dos CPCs do último triênio do Enade (2019, 2020 e 2021) relativos aos cursos da instituição avaliados. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As informações são de 2021 e foram divulgadas pelo MEC no último dia 28.

A nota do IGC varia de 1 a 5, as notas 4 e 5 são consideradas indicadores de excelência, enquanto a nota 3 indica qualidade satisfatória. Instituições que ficam abaixo de 3 ficam classificadas como insatisfatórias e, com isso, não conseguem se expandir, ou seja, não podem construir novos campi nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Além disso, cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas. Os indicadores servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.

A avaliação do Enade 2021 envolveu 17 cursos de graduação do IFSULDEMINAS, o que colocou a instituição na faixa 4 do Índice Geral de Cursos – IGC, cujo patamar máximo é 5. O índice considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o qual engloba a avaliação de desempenho de estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente.

Segundo Maria Inês de Almeida Pelegrini, Procuradora Educacional Institucional do IFSULDEMINAS, “o conceito 4 valida a qualidade da educação e o cumprimento da missão institucional do IFSULDEMINAS na região sul-mineria, agregando valores educacionais, científicos e tecnológicos aos arranjos produtivos regionais por meio do ensino, pesquisa e extensão”.

A tabela completa com a avaliação das instituições pode ser acessada neste link.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS
Publicado em: 31/03/2023

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página