Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 17h12 | Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 14h44 | Acessos: 2490

Professora e aluna do Campus Poços têm contos publicados por editora da Argentina

A professora e a aluna do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Willianice Soares Maia e Júlia de Oliveira Tirre, têm muitos motivos para iniciar 2020 em clima de muita comemoração. As duas representantes do Instituto Federal acabam de publicar seus contos em antologia da editora argentina Illuminare. Intitulada “Amor à Moda Antiga”, a antologia reúne contos de autores de todo o Brasil, todos com a temática do “amor”.

IMG 8619

Além dos contos da prof.ª Willianice e da aluna Júlia, a antologia reúne obras de autores de todo o Brasil.

O conto da aluna Júlia Tirre tem o nome de “O Mal-Entendido”, retratando a história de uma moça do interior, filha de fazendeiro, que recebe uma carta de um possível pretendente. Júlia cursa o 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Poços. Com apenas 17 anos, se mostrou muito feliz e realizada com a sua primeira publicação: “foi uma vitória e uma experiência muito boa para mim. Fico muito feliz em poder pegar um livro na mão e saber que fiz parte dele. Se não fosse o IF e a ajuda da professora Willianice, eu não teria conseguido. Não teria nem ideia de que eu poderia publicar algo, mesmo sendo tão nova”. Júlia disse ainda que pretende continuar escrevendo, batalhando por seus objetivos e buscando novas publicações.

Intitulado “II Capítulos”, o conto da professora de Libras e Língua Espanhola do Campus Poços, Willianice Maia, perpassa duas épocas diferentes vivenciadas pelas mesmas personagens. O primeiro capítulo traz a história de uma moça que viveu em 1860 que, após um acidente, veio a falecer, quando estava prestes a entrar no altar e se casar, levando o noivo a cometer um ato de desespero. O segundo capítulo aborda a história de uma mulher indígena brasileira, nascida no Amazonas, que levava uma vida de muito sofrimento, marcada por relacionamentos abusivos, até que veio a se reencontrar com o homem que fazia parte dos seus sonhos e de uma de suas vidas passadas.

A professora Willianice já tem experiência com a publicação de contos. Em um ano, ela publicou 30 contos em 30 antologias diferentes. Por conta de suas publicações em língua espanhola, a professora foi convidada a receber a Comenda Jorge Luis Borges e ocupar uma cadeira na Academia de Letras e Artes de Buenos Aires. A cerimônia será realizada no próximo dia 22 de janeiro. Na ocasião, a docente também participará do lançamento de uma fábula de sua autoria, também publicada em língua espanhola.

Willianice comentou que, sempre que percebe que algum de seus alunos tem o dom da escrita, ela faz o convite para participar de publicações das quais ela também faz parte. Sobre a aluna Júlia, a professora só teceu elogios: “a Júlia foi a minha aluna e eu já havia percebido que ela escreve divinamente bem. As produções textuais dela são espetaculares. Então, foi aí que eu a convidei para que participasse comigo dessa obra”.

O lançamento oficial da antologia “Amor à Moda Antiga”, com os contos da professora Willianice e da aluna Júlia, irá ocorrer em São Paulo. Para os interessados no livro, um exemplar foi disponibilizado na biblioteca do Campus Poços de Caldas, onde pode ser solicitado o empréstimo para a leitura. Em breve, a obra também poderá ser encontrada na internet.

Confira algumas fotos das autoras e do livro:

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas