Página inicial > Notícias > IF StartupXperience
Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 13h36 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 21h07 | Acessos: 3019

Evento reúne estudantes, empresários e mentores em uma virada de 24 horas para transformar ideias em startups

Imagina você ficar focado, concentrado, desenvolvendo uma ideia em uma virada de 24 horas. Foi exatamente o objetivo do IF StartupXperience, que aconteceu no último fim de semana no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. O evento voltado especialmente para quem gosta e pretende colocar em prática o empreendedorismo, contou com palestras, meditação criativa, mentorias e oficinas voltadas à criação de startups, empresas novas que trabalham na maioria das vezes com inovação e podem ter um modelo de negócio replicado.

A maratona para criação de startups iniciou com o palanque de ideias, onde qualquer participante teve a oportunidade de expor a sua ideia de negócio nas áreas de sustentabilidade e educação. De acordo com o interesse, eles formaram equipes em torno das sete ideias mais inovadoras e viáveis para serem executadas, determinadas por votação e a partir daí foram 24 horas de programação, de criação de modelos de negócios em uma empresa de verdade, com design, versão inicial do produto, monetização e validação de mercado.

“O IF StartupXperience foi um evento de imersão, uma experiência única, com o objetivo de fazer o participante aprender fazendo, colocando a mão na massa, aplicando metodologias ágeis de inovação e gestão. Durante um fim de semana, os participantes tiveram acesso ao melhor método para inovar e tirar uma ideia do papel, ou seja, montar uma startup em apenas 24 horas”, explicou Rafael Neves, coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus e um dos coordenadores do evento.

Discussão da proposta "Automação da secagem do café".

Os participantes contaram com um time de mentores de alta performance, os quais auxiliaram as equipes a identificar problemas, definir um modelo de negócios, conversar com clientes e, principalmente, viabilizar ideias com ferramentas que estimulem a criação de novos negócios, além de gerar muito networking. Entre os mentores estavam: Rubens Mussolin, Rafael Neves, Thiago Caproni, Marcus Lemos, Mateus Lopes, Sérgio Pedini, Thiago Santos, Luciel Henrique de Oliveira, Douglas Castilho, Addae do Carmo, Alessandra Gomes, Andress Sousa Bento. “Destaco a participação do mentor Addae que virou a madrugada preparando a finalização e apresentação dos projetos inovadores das equipes”, comentou Rafael. Addae explica que sua função foi acompanhar e fazer a validação das ideias, além de esgotar os integrantes das equipes com perguntas e questionamentos que pudessem gerar um amadurecimento nos projetos. “O evento foi muito bom no sentido de fortalecer a comunidade e gerar desenvolvimento econômico para a região”, disse o mentor.

Equipe sendo auxiliada pelo mentor Andress Bento.

O fim de semana terminou com a apresentação dos projetos à banca avaliadora em uma nova oportunidade para receber feedback. Os participantes foram avaliados de acordo com os critérios definidos no Edital 34/2019: grau de inovação, maturidade para inserção nacional, mapeamento de mercado, entrosamento da equipe propositora e adequação com a temática do edital. Das sete propostas escolhidas por votação, três foram selecionadas para pré-aceleração, no âmbito da parceria SOLVE-IFSULDEMINAS, no ambiente Startup Studio localizado no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Este processo tem como objetivo estruturar as startups e prepará-las para busca de parceiros, investimentos e alocação no mercado. Os integrantes das demais propostas devem gravar seus pitchs na Nubbi, startup poços-caldense de tecnologia e conteúdo que tem como propósito eliminar as barreiras do aprendizado através da simplificação e a democratização da educação. Nestes vídeos curtos, as equipes apresentarão rapidamente seu negócio, com a intenção de “vender” a ideia. Após avaliação dos mentores, as duas melhores serão pré-aceleradas a partir de 2020. Conheça as propostas!

Pré-avaliação da proposta "Sensor Me".

Para Rubens Mussolin Massa, um dos organizadores e CEO da Solve, o IF StartupXperience foi fantástico e o número de participantes satisfatório. “Cabe ressaltar a qualidade das ideias, algo completamente fora da curva de todos os outros eventos como mesmo formato que participei. Estou muito feliz com o resultado e parabenizo o IF”.

“O evento foi excelente e intenso. As 24 horas que passamos no campus foram necessárias para que as ideias se desenvolvessem no produto mínimo viável até a apresentação da proposta no formato de pitch. A minha ideia desacreditada inicialmente, chegou ao segundo lugar. Isso realmente é gratificante e inspirador”, vibra Manoel Silvério Junior, proponente da Sensor Me.

Participantes da primeira edição.

Palanque de ideias e seleção

As equipes

Palestras e Meditação Criativa